Super: Ciclovias podem ser aquecidas no inverno com calor estocado no verão

bike-na-neve-550px

Em países de inverno muito rigoroso é comum que o número de ciclistas circulando pelas ruas diminua nos dias mais frios. Ainda mais quando neva! Chega a ser perigoso pedalar com as pistas escorregadias. O que fazer, então, para que o uso de transporte motorizado não aumente muito nessa época do ano?

Essa pergunta moveu algumas cidades da Holanda que buscam soluções para garantir que os holandeses continuem pedalando no inverno. O projeto mais interessante – de autoria da empresa de engenharia Tauw – sugere a instalação de tubos subterrâneos a 50 metros abaixo das ciclovias para aquecê-las com o método de climatização geotérmica.

Funciona assim: o calor que atinge o solo durante os meses de verão é absorvido em forma de energia pelo subsolo. Os tubos estocariam essa energia para depois emiti-la nos meses de inverno. Além de garantir mais conforto aos ciclistas, a iniciativa permite segurança, já que diminui os riscos de acidentes sem neve acumulada nas ciclovias.

A implantação do projeto está sendo analisada pelas cidades de Utrecht e Zutphen e claro que um dos impedimentos para que isso aconteça é o custo alto: de US$ 25 mil a US$ 50 mil para cada quilômetro de ciclovia aquecida. No entanto, basta levar em conta que os gastos com acidentes e limpeza das ciclovias no inverno reduziriam bastante para reconsiderar essa análise. A união holandesa de ciclistas – Fietsersbond* – já aprovou a ideia!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s